top of page

A comissão organizadora do II Seminário Juventudes Contemporâneas, convida pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e demais profissionais para submeter propostas nas seguintes modalidades: 1) resumos expandidos para apresentação de trabalho nas Sessões Temáticas e 2) resumos de filmes para projeção na Mostra Larry Clark.

 

1) Resumos expandidos para apresentação de trabalho nas Sessões Temáticas:

 

  • As submissões deverão ser realizadas entre os dias 24 de setembro e 22 de outubro de 2017.

  • Para submeter o resumo é necessário efetuar a inscrição no evento.

  • O pagamento da taxa pode ser efetuado após o resultado dos trabalhos aceitos, mas deve ser paga até 27/10 para que o trabalho entre na programação do evento.

  • Não haverá reembolso de taxa de inscrição em caso de não aprovação do trabalho pela Comissão Científica.

  • Somente serão aceitos trabalhos enviados pelo site do evento. (www.doity.com.br/2sejuve).

  • O título e texto dos resumos expandidos deverão ser incluídos diretamente no campo do formulário do site.

  • Os resumos devem ter até 600 palavras e não podem conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências, informações sobre autores, etc.

  • Será permitido o envio de um trabalho por inscrição.

  • Máximo de dois autores por trabalho.

  • Autor e co-autor(es) devem estar com a inscrição confirmada para inclusão na programação do evento.

  • O resumo do trabalho para apresentação está condicionado à avaliação feita pela comissão científica do II Seminário Juventudes Contemporâneas.

  • Os resumos deverão ser indicados para uma das áreas temáticas:

 

Área temática: Juventudes, espacialidades e sociabilidades

 

Nesta sessão temática serão abordadas as diversas experiências de vinculação e pertencimento juvenil presentes no campo e/ou na cidade. A formação de grupos a partir de elementos simbólicos e materiais comuns compartilhados entre os pares permite ao jovem um senso de integração promovendo reconhecimento e visibilidade de suas práticas e visões de mundo. Sociabilidades urbanas e rurais, participação juvenil em coletividades políticas, religiosas e culturais, experiências de lazer em contexto de festa e de práticas esportivas são alguns dos temas abordados nessa sessão. Serão aceitas propostas que resultem de pesquisas em andamento ou  concluídas.

 

Área temática: Juventudes, gênero e sexualidade

 

Para esta sessão temática serão privilegiadas discussões que problematizem experiências e percepções dos agentes jovens sobre as dimensões do gênero e da sexualidade, enfatizando a importância de marcadores como classe, raça e territorialidades.  Serão bem-vindos trabalhos  que resultem de pesquisas finalizadas ou de pesquisas que estejam em andamento. Homossociabilidades juvenis em contexto de lazer, direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes, gênero e sexualidade em contexto escolar, participação juvenil em movimentos feministas e LGBTTTQI, são alguns dos temas que poderão figurar nessa sessão.

 

Área temática: Juventudes, trabalho e educação   

 

Para esta sessão, o foco será a discussão em torno dos desafios e expectativas que o mundo do trabalho coloca para os jovens das distintas classes, territórios, raça e gênero. Trabalho e educação aparecem como elementos centrais das experiências juvenis a partir de conceitos como “qualificação”, “profissionalização” e “preparação para o mercado de trabalho”, ideias que vêm passando por mudanças em decorrência de transformações estruturais mais amplas, como também de alterações nas visões de mundo dos jovens.  Trabalhos que resultem de pesquisas concluídas ou em andamento serão bem-vindos, especialmente, aqueles que discutam: mercado de trabalho e informalidade, profissionalização e construção de carreiras, percepções juvenis sobre o espaço escolar, entre outros.

 

Área temática: Juventudes, violência e direitos humanos

 

A sessão temática em questão versará sobre o impacto das diversas formas de violência física e simbólica no cotidiano de homens e mulheres jovens nos diferentes contextos e situações, como também sobre as estratégias produzidas pelos agentes jovens e instituições para a diminuição dessas experiências de sofrimento, especialmente daqueles/as que vivem em condição de vulnerabilidade social . Serão acolhidas propostas que resultem de pesquisas em andamento ou já concluídas. Violência doméstica, Racismo, Homofobia, bullying escolar são alguns temas que farão parte dessa sessão temática.

 

2) Resumos de filmes para projeção na Mostra Larry Clark:

 

Mostra Larry Clark –  Lawrence Donald Clark, ou simplesmente Larry Clark, é um cineasta e fotografo estadunidense cuja produção audiovisual se volta incisivamente para o universo juvenil, exibindo, a partir de uma perspectiva sensível (e ao mesmo tempo brutal) os inúmeros dilemas vivenciados pelos agentes jovens, tais como: a descoberta da sexualidade, o uso de drogas, o engajamento em atividades ilícitas, as experiências coletivas em bandos, etc. Apesar das preocupações do cineasta se voltarem para os jovens que vivem nos EUA, entendemos que muitas das experiências narradas pelos jovens de Clark também são vivenciadas pelos jovens brasileiros, e não apenas. Seu filme Kids, que em 2015 completou 20 anos, tornou-se um clássico das produções cinematográficas voltadas para o tema da juventude, tão intenso e vigoroso como Rebel Withou a Cause, de Nicholas Ray e Os incompreendidos, de François Truffaut.  Desse modo, o nome da mostra é uma justíssima homenagem ao cineasta que sabe traduzir como nenhum outro as dores e delícias de ser jovem.

 

  • Para submeter o resumo do filme é necessário efetuar a inscrição no evento.

  • O pagamento da taxa pode ser efetuado após o resultado dos trabalhos aceitos, mas deve ser paga até 18/10 para que o trabalho entre na programação do evento.

  • Somente serão aceitos trabalhos enviados pelo site do evento. (www.doity.com.br/2sejuve).

  • Os filmes submetidos deverão tratar de temas relacionados a temática da Juventude.

  • O título e o resumo dos filmes deverão ser incluídos diretamente no campo do formulário do site.

  • Os resumos devem ter até 600 palavras e não podem conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências, informações sobre autores, etc.

  • Será permitido o envio de um filme por inscrição.

  • O filme/vídeo deverá ter duração máxima de 25’ (vinte e cinco minutos), incluindo os créditos.

  • Anexar no formulário de submissão arquivo em formato PDF que conste duas cenas do filme.

  • Informar link do filme no formulário de inscrição (Youtube, Vimeo ououtros).

  • Os filmes serão selecionadas pela comissão responsável pela Mostra Larry Clark.

  • Os filmes produzidos em língua estrangeira devem,obrigatoriamente,conter legendas em português.

  • NÃO serão aceitas submissões incompletas, em desacordo com este regulamento ou realizadas fora dos prazos estipulados.

  • Para participar da Mostra é necessário:

  • Ser selecionado pela comissão responsável pela Mostra Larry Clark.

  • Apresentar aos organizadores responsáveis cópias do filme em DVD ou mídia de armazenamento (pendrive,etc.), formato HD ou FULL HD (não garantimos acesso à Internet para exibição do Filme).

  • Assinar termo de responsabilidade em relação à produção audiovisual que será exibida.

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA DO

II SEMINÁRIO JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS

Normas de submissão

bottom of page